top of page

SOS Mamãs e Papás


Equipa Existencialys e Equipa Ginásio Pilates Fitness Cacilhas


No passado dia 09 de Setembro celebrou-se o dia da Grávida, também conhecido como o Dia da Natalidade. Para tal, a Existencialys aliou-se ao Ginásio Pilates Fitness Cacilhas para dedicar um dia para as mamãs e futuras mamãs. Este evento, designado "Fórmula para Mães (FPM)" contou com a presença da Nutricionista Catarina Lopes, oferta de vouchers de fotografia para grávidas e famílias, treinos individuais e personalizados e a nossa palestra SOS Mamãs e Papás.

Palestra SOS mamãs e papás - psicólogas e personal trainer

Foi um dia em cheio, pensado no bem-estar das mamãs no seu global.

Na nossa palestra falámos de estratégias para gerir as diferentes fases da gestação, parto e pós-parto, focando não só na Mulher, mas também na família.

A entrada na maternidade comporta mudanças hormonais, físicas e alteração tanto dos papéis como das rotinas. É importante reconhecer que se torna desafiante para a Mulher passar por tudo isto internamente, lidando com as suas próprias emoções e expectativas e, de forma externa, lidando com as opiniões e expectativas alheias.

Procurar manter uma comunicação aberta e assertiva com o seu companheiro é fundamental para que se apoiem um no outro. O pai, que também lida com os seus próprios medos e angústias, assim como com a pressão social para ser o provedor ou ser "forte" e não mostrar emoções. Este também é um papel a ter em conta em consulta psicológica ou aconselhamento. Devemos ouvir o pai ou outro acompanhante não parturiente. Só desta forma podemos criar uma rede de apoio social unida e protegida para a família nova que se acaba de formar.

Quando nasce uma criança, nasce uma mãe, e também um pai, ou outra mãe. Devemos reconhecer os papéis de todos e priorizar o bem-estar da família nuclear que envolve, nutre e cuida do bebé.

O papel do Psicólogo entra aqui como um orientador externo. Informa e prepara a Mulher e a família para as transformações que se avizinham. Avalia os sintomas que possam estar a perturbar o bem-estar psicológico e designa um caminho para uma melhor compreensão de si mesmos e melhor comunicação com o seu corpo, mente e família. O autoconhecimento e toda a informação acerca dos sinais de baby blues ou ansiedade ou até depressão, deverão ser discutidos para que não haja medos, desvalorização ou retraimento quanto ao seu reconhecimento, aceitação e desenvolvimento de estratégias para lidar com isso. A Gestão Emocional é fulcral para que se envolva o bebé num ambiente equilibrado e saudável, para que se criem vínculos seguros, confortantes e duradouros. Esta criança será nutrida com o melhor que os pais vão dar. Com intenção, com informação, com o encaminhamento necessário e, claro, com a humildade e franqueza suficiente para reconhecer que às vezes não estamos bem e não há problema. Desde que consigamos pedir ajuda.


Temos na nossa página web um curso especialmente pensado para melhor ajudar as novas famílias e novos papás, elaborámos com base científica e com base em testemunhos de novos papás, pensando em dar todas as respostas que não conseguiram encontrar quando entraram nesta jornada da parentalidade. O curso é individual para cada família, personalizado às suas necessidades e engloba não só a preparação para o parto e pós-parto, como também o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional da criança nos primeiros meses de vida. É um curso humanizado e que engloba componentes da Psicologia Clínica e de Desenvolvimento como nunca antes viu. Aproveite e contacte-nos para mais informações.


Desejo a todas as Mamãs, futuras Mamãs e suas famílias uma jornada muito feliz.

Contem connosco para vos ajudar, informar e acompanhar.



Com Amor e Serenidade,


Sara Neves Virtuoso

Psicóloga Clínica

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page